Apesar de ser pouco conhecido por muitos empreendedores, os gatilhos mentais são uma poderosa técnica para persuadir seu público. Quando se utiliza essa estratégia no seu e-commerce, é possível acelerar a decisão de compra dos seus consumidores. Mas afinal o que são gatilhos mentais ? São estímulos que o cérebro recebe para facilitar o processo de tomada de decisão. Eles trabalham no nosso inconsciente, nos levando a fazer algumas escolhas de forma mais automática, assim conseguindo reservar energia para decisões mais complexas.
Mas afinal, como utilizar esses gatilhos na loja virtual ? Pensando nisso trouxemos algumas dicas para lhe ajudar !
Autoridade
Tornar seu e-commerce uma referência no mercado, faz com que os consumidores confiem mais no seu negócio e comprem mais com você. Assim, a autoridade é um gatilho mental fundamental para passar credibilidade e confiança para o público. E a melhor forma de se fazer isso é por meio de conteúdos relevantes e de qualidade sobre assuntos relacionados a sua área de atuação. Você pode investir em canais como, artigos para blog, posts no instagram, vídeos curtos no tiktok e etc. O importante é deixar seu negócio bem posicionado como autoridade do seu nicho, contratar influenciadores digitais e especialistas do mercado também pode contribuir para a construção da autoridade da sua loja virtual.
Novidade
Muitas pessoas adoram novidades, sendo assim quando elas observam algo com a palavra “novo”, a curiosidade é despertada. Pois ela irá querer saber qual a novidade, o que mudou e quais melhorias foram feitas. É nesse momento que entra em ação o gatilho mental da novidade. Para fazer isso você pode dar destaques a lançamentos de um produto, novas condições de compra, nova coleção de roupas, entre outras coisas.
Urgência
É comum vermos em sites de venda uma contagem regressiva para que você efetue a compra com desconto. E esse é o gatilho de urgência, ele instiga a pessoa a comprar antes que o tempo acabe. Um bom exemplo disso é a Black Friday, como costumamos ver, as pessoas se preparam por meses para não perderem a oportunidade de gastarem naquela determinada data. Um anúncio bem famoso é “ofertas por tempo determinado” ou “enquanto durar o estoque”.
Antecipação
Assim como esperamos ansiosamente por lançamentos de filmes, pode-se fazer o mesmo no seu cliente. Para fazer isso, você deve investir na divulgação de lançamentos por meio de redes sociais e em banners na loja virtual, a ideia é ir promovendo a novidade aos poucos. Você pode também criar mistério e curiosidade, disponibilizando a pré-venda. Esse gatilho também serve para ter uma noção de como preparar o seu estoque e mostrar ao público detalhes do que está por vir.
Escassez
Esse é um dos gatilhos mentais mais antigos e logo um dos mais famosos, ele basicamente consiste em incitar nas pessoas a sensação de perda. dessa forma o cliente fica com medo de ficar sem aquele produto desejado e efetiva a compra. Uma ideia para colocar isso em prática é mostrar a quantidade de produtos que ainda estão disponíveis na sua loja, desde que sejam poucos. Mas é importante lembrar que os números sejam reais.
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