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Gatilhos mentais: O que são e como usá-los na sua loja virtual



Apesar de ser pouco conhecido por muitos empreendedores, os gatilhos mentais são uma poderosa técnica para persuadir seu público. Quando se utiliza essa estratégia no seu e-commerce, é possível acelerar a decisão de compra dos seus consumidores. Mas afinal o que são gatilhos mentais ? São estímulos que o cérebro recebe para facilitar o processo de tomada de decisão. Eles trabalham no nosso inconsciente, nos levando a fazer algumas escolhas de forma mais automática, assim conseguindo reservar energia para decisões mais complexas.


Mas afinal, como utilizar esses gatilhos na loja virtual ? Pensando nisso trouxemos algumas dicas para lhe ajudar !


Autoridade

Tornar seu e-commerce uma referência no mercado, faz com que os consumidores confiem mais no seu negócio e comprem mais com você. Assim, a autoridade é um gatilho mental fundamental para passar credibilidade e confiança para o público. E a melhor forma de se fazer isso é por meio de conteúdos relevantes e de qualidade sobre assuntos relacionados a sua área de atuação. Você pode investir em canais como, artigos para blog, posts no instagram, vídeos curtos no tiktok e etc. O importante é deixar seu negócio bem posicionado como autoridade do seu nicho, contratar influenciadores digitais e especialistas do mercado também pode contribuir para a construção da autoridade da sua loja virtual.


Novidade

Muitas pessoas adoram novidades, sendo assim quando elas observam algo com a palavra “novo”, a curiosidade é despertada. Pois ela irá querer saber qual a novidade, o que mudou e quais melhorias foram feitas. É nesse momento que entra em ação o gatilho mental da novidade. Para fazer isso você pode dar destaques a lançamentos de um produto, novas condições de compra, nova coleção de roupas, entre outras coisas.


Urgência

É comum vermos em sites de venda uma contagem regressiva para que você efetue a compra com desconto. E esse é o gatilho de urgência, ele instiga a pessoa a comprar antes que o tempo acabe. Um bom exemplo disso é a Black Friday, como costumamos ver, as pessoas se preparam por meses para não perderem a oportunidade de gastarem naquela determinada data. Um anúncio bem famoso é “ofertas por tempo determinado” ou “enquanto durar o estoque”.


Antecipação

Assim como esperamos ansiosamente por lançamentos de filmes, pode-se fazer o mesmo no seu cliente. Para fazer isso, você deve investir na divulgação de lançamentos por meio de redes sociais e em banners na loja virtual, a ideia é ir promovendo a novidade aos poucos. Você pode também criar mistério e curiosidade, disponibilizando a pré-venda. Esse gatilho também serve para ter uma noção de como preparar o seu estoque e mostrar ao público detalhes do que está por vir.


Escassez

Esse é um dos gatilhos mentais mais antigos e logo um dos mais famosos, ele basicamente consiste em incitar nas pessoas a sensação de perda. dessa forma o cliente fica com medo de ficar sem aquele produto desejado e efetiva a compra. Uma ideia para colocar isso em prática é mostrar a quantidade de produtos que ainda estão disponíveis na sua loja, desde que sejam poucos. Mas é importante lembrar que os números sejam reais.


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